
Aparelho de geometria para carros
Quando falamos em aparelho de geometria para carros, estamos falando de máquinas e equipamentos capazes de analisar os ângulos de suspensão. É importante considerar o sistema métrico, pois todas as análises feitas na suspensão estão baseadas na medição linear e angular.
Para isso, é necessário analisar os ângulos da geometria da suspensão envolvidos no alinhamento de direção, sua origem, suas características e, no processo de evolução, o que esses ângulos representam nos veículos atuais.
Ângulo de Camber: É o ângulo medido na roda em relação à sua inclinação vertical. Dependendo do veículo, este ângulo pode variar de vários graus, é importante que este ângulo tenha o valor especificado pelo fabricante do veículo e deve ser igual também nas duas rodas dianteiras. Este ângulo tem o objetivo de compensar os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo. Cada veículo possui uma angulação ideal especificado pelo fabricante e o objetivo é ajudar a estabilidade do automóvel ao realizar esforços laterais que ocorrem no momento de uma curva, para compensar os movimentos de flexibilidade da suspensão, evitar vibrações de média intensidade das rodas para o volante. A alteração deste ângulo é muito difícil, mas pode acontecer no caso de pancada forte na lateral ou caso o carro passe por um buraco muito grande. Na hora de medir e corrigir (se necessário) a geometria, muitos veículos exigem o uso de ferramentas especiais, ajuste prévio da altura, ou mesmo, a aplicação de carga sobre a suspensão. Um aparelho de geometria para carros de qualidade e com banco de dados sempre atualizado é fundamental, pois a inobservância de detalhes como estes, pode gerar leituras incorretas e ajustes desnecessários.
KPI (King Pin Inclination ou Inclinação do Pino Rei): É o ângulo formado entre o eixo da torre de suspensão e a linha vertical. Presente apenas nas rodas dianteiras é sempre positivo, fixo (não possui ajustes) e consiste em um importante ângulo de diagnostico. Na pratica o veiculo deve ter os ângulos de KPI esquerdo e direito simétricos. Havendo diferenças entre eles provavelmente o veiculo sofreu impactos fortes e requer reparos mecânicos nos sistemas de suspensão e/ou direção. Danos estruturais na carroceria também podem provocar divergências no KPI. A leitura do KPI é feita simultaneamente com a viragem do Caster, lembrando que o freio das rodas dianteiras deve ser acionado (observe o procedimento de seu aparelho de geometria para carros). Os alinhadores KMC já incluem travas de freio e volante, e nosso software está programado para calcular automaticamente as medidas de KPI durante o procedimento de alinhamento.
Ângulo de Caster: Visto pela lateral do veículo, é formado por uma linha vertical, que passa pelo centro da roda dianteira, e uma linha que passa pelo centro do pino mestre. O ângulo de caster tem por característica manter as rodas retas para frente e não interfere diretamente no desgaste dos pneus, quando mal ajustado (fora da tolerância) pode trazer alguns inconvenientes prejudicando a dirigibilidade. Os problemas mais frequentes são: carro puxa para o lado em que o Caster estiver mais negativo, o volante fica pesado e podem aparecer vibrações como o "Shime" em alta velocidade se o Caster estiver muito positivo, além disso o carro fica instável em altas velocidades se o Caster estiver muito negativo.
Convergência e Divergência: São os ângulos das rodas que visam compensar a tendência que as mesmas têm de se abrirem ou fecharem quando o veículo está em movimento. Teoricamente, as rodas devem ser paralelas quando o veículo se movimenta, no entanto, na prática verifica-se que se obtêm melhores resultados quando as rodas se apresentam convergentes ou divergentes, pois a direção fica mais firme e não existe um maior desgaste nos pneus. O princípio da convergência é quando o ajuste das rodas é mais fechado na extremidade dianteira, como que afunilando o veículo. A divergência é quando as rodas têm um ângulo mais aberto na extremidade dianteira, o que permite, por exemplo, curvas com mais segurança; Normalmente veículos de tração traseira, trabalham convergentes, ou seja, rodas ligeiramente fechadas na frente e os veículos de tração dianteira trabalham divergentes, ou seja, rodas ligeiramente abertas na frente. A convergência/divergência pode ser regulada e cada modelo de veículo tem um valor específico para os ângulos e a possibilidade ou não de ajustá-los mecanicamente. Mais uma vez, é imprescindível contar com um bom aparelho de geometria para carros para a realização do serviço.
Existem ainda, diversos ângulos de suspensão que um aparelho de geometria para carros pode e/ou deve ser capaz de analisar, em nossa sessão de artigos técnicos explicamos cada um destes ângulos e sua importância na geometria de suspensão.
E não se esqueça: somente a KMC possui uma linha completa de aparelho de geometria para carros, com qualidade, precisão e preço compatível. Nossos produtos são 100% nacionais, com assistência técnica em todo o Brasil, atualizações periódicas, e garantia de peças de reposição.
Invista você também no melhor para o seu negócio e conte com quem mais entende das necessidades da indústria automotiva.
Para saber mais sobre Aparelho de geometria para carros
Ligue para 11 5666-5766 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!